Depois de uma temporada cheia de investimento e ambições, o AS Monaco decepcionou a todos vendendo suas principais estrelas, os colombianos Falcao Garcia e James Rodriguez. O torcedor deve se perguntar, será que o sonho acabou ?
O PRESIDENTE
Dmitri Rybolovlev é dono de grande parte do clube e, bilionário, fez várias aquisições e montou um elenco extremamente forte para a temporada passada.
Gastou cerca de 100 milhões de euros em reforços e conseguiu chegar a seu maior objetivo, classificar a equipe para a Uefa Champions League.
Agora, neste ano, depois de boatos sobre grandes nomes passarem por solo monegasco, nenhum realmente se concretizou, pelo contrário, o elenco foi "enxugado" e nenhuma grande estrela permaneceu para a disputa da UCL.
Podemos verificar problemas ligados a essa postura de nosso presidente, que teve problemas pessoais recentemente.
AS CAUSAS
Desde 2009, quando Rybolovlev e sua esposa Elena se divorciaram, o presidente vem tendo muitos problemas, o principal deles é a quantia que sua ex-esposa pede pelo fim do relacionamento; "apenas" 4,5 bilhões de euros, ou seja, mais que a metade de seu patrimônio, que gira em torno de 8 bilhões, segundo a revista FORBES.
Não temos certeza, mas o presidente vem também sofrendo com sua saúde, foi recentemente operado de um tumor e ainda está em fase de recuperação.
A justiça russa está pressionando muito o magnata, que possui muitos problemas administrativos, ele teme o pedido de sua extradição.
A relação entre Dmitri e o príncipe de Mônaco também vai de mal a pior. O russo quer logo o reconhecimento de sua cidadania monegasca, mas o príncipe tem medo de que isso traga problemas no futuro com outros governos, como o francês e o russo.
Príncipe Albert é muito reconhecido por sua postura de diplomata harmônico, portanto não quer ter problemas.
Por causa dos altos investimentos, a lei tributária de Mônaco teve que mudar por pressão de outros clubes da Ligue 1. O PSG também sofreu com isso.
Depois da aprovação dessa lei, é necessário o pagamento de imposto de 75% sobre salários maiores que 1 milhão de euros por ano. Como um jogador badalado e consagrado em geral ganha muito mais do que isso, ele não aceitaria receber de fato apenas um quarto do que ganha. Por isso a viabilidade de trazer jogadores desse nível e pagar tanto imposto foi colocada em cheque.
NOVO PROJETO ou ANTIGO ?
Podemos concluir que depois desse fim de janela, a estratégia do AS Monaco muda radicalmente, a ideia agora é virar um clube formador, como Porto e Benfica.
Vendo pelo lado histórico, já passamos por esse tipo de "projeto", e deu muito certo; no começo do milênio o clube formou um time jovem e vitorioso. Vários atletas que jogaram a final da Champions pelo clube em 2003-04 foram formados na base ou comprados muito novos.
Um exemplo é o lateral francês Patrice Evra, que ainda joga em alto nível e atualmente defende a Juventus de Turim.
A ideia agora é resgatar esse tipo de política e montar um elenco com jogadores com potencial, que podem ser vendidos ou usados para deixar o time competitivo, com organização e bons olheiros, certamente a estratégia dará certa novamente, mas a longo prazo.
O COMEÇO
Já é possível ver em solo monegasco o novo projeto tomando forma, Dos 17 jogadores que foram contratados, seja por empréstimo ou em definitivo, 11 têm menos que 23 anos. Hoje 60% do elenco é composto por jovens.
VASILYEV
Nosso vice-presidente garantiu em entrevista que o Monaco continua ambicioso, mas de uma forma diferente da de antes, a ideia é comprar menos e vender mais.
Veja a declaração de Vasilyev depois da saída de Radamel Falcao :
-Sinto muito pelos nossos torcedores a saída de Falcao. A partir do momento em que o jogador expressou a vontade de se transferir para o Manchester United não fazia sentido impedir a sua saída. Mas o nosso projeto não acabou. Vamos continuar a evoluir para fazer a melhor temporada possível. Tenho certeza que vamos ter resultados nesta temporada.
CONCLUSÃO
Monaco vem desfalcado para a temporada, mas com um bom trabalho de Jardim é possível atingir o principal objetivo, que é chegar na parte de cima da tabela e ir para a Champions novamente.
Sobre a UCL desse ano, chegar às Oitavas é muito difícil, nosso time não tem mais a qualidade e experiência necessárias, mas nada é impossível.
Esperamos ter deixado bem claro qual é o verdadeiro projeto do AS Monaco a partir de agora, depois da redução do investimento de nosso "chefão".
ALLEZ MONACO !
Nenhum comentário:
Postar um comentário